Nasci em uma sexta-feira 13 de muita sorte, no mês de fevereiro do ano de 1970, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro. Gosto de ler, viajar, ir ao cinema, dançar e assistir a séries. E amo, amo muito criar histórias. Inventar personagens. Inventar um monte de coisas para acontecer com eles. E, é claro, escrever sobre tudo isso.
Gosto de escrever porque cresci em uma família de educadores e aprendi, desde cedo, o valor do conhecimento e do domínio da palavra. Desde criança, inventava histórias, mas não sabia ao certo o que seria quando crescesse. Se eu pudesse, porém, conhecer um pouco sobre assuntos de todo tipo e escrever sobre eles, estaria feliz. Por isso, sou formada em Comunicação Social pela PUC-RJ. Também possuo especializações em diferentes áreas: Comunicação e Imagem (PUC-RJ), Administração Escolar e Orientação Educacional e Pedagógica (UCAM-RJ), História econõmica, social e política do Brasil (UCAM-RJ) e Literatura Infatil e Juvenil (UCAM-RJ). Faço parte da direção de uma escola e também atuo na área de coordenação (História e Geografia).
Para me movimentar com cada vez mais segurança no mundo da criação de histórias, também quis aprender mais: Book Publishing (FGV), Formação de Roteirista (Roteiraria) e Formação de Editor (Casa Educação).
Dizem que quando era bem pequena, cheguei a falar que seria escritora como minha tia, autora de diversos livros didáticos e alguns infantis. Mas a minha carreira de escritora só começou mesmo muito tempo depois, no ano de 2003, com a publicação do meu primeiro livro, Coelhos na Cartola, dedicado ao público infantil.
Em 2006, com o texto Era mais uma vez outra vez, obtive o Prêmio Barco a Vapor, um dos mais importantes do mundo para textos inéditos. Esse livro, lançado em 2007, é considerado Altamente Recomendável pela FNLIJ, foi adaptado mais de uma vez para o teatro e conquistou muitos leitores, confirmando que o meu sonho de infância – escrever – era possível. Em 2017, a façanha praticamente se repetiu: Clara Jones e a Pérola Perdida foi um dos dez finalistas do Prêmio Barco a Vapor, entre mais de 1.300 textos enviados de todas as partes do Brasil.
Atualmente, tenho livros publicados por diversas editoras. Um deles, O Mistério da Conspiração Esquecida, foi finalista do João-de-Barro 2001. Encantos e Encrencas com a Branca de Neve fez parte, assim como Era mais uma vez outra vez, do Catálogo de Bolonha. Paloma, com uma edição em Braille, encerrou o Jornal Nacional do Dia Nacional do Livro, em 2005. A Liga dos Dragões Extraordinários foi escolhido para fazer parte do PNLD 2018. Em 2024, foram três os títulos aprovados: Pedro e o Portal, O Livro do Amor de Júlia e Tomás e Era uma vez no Brasil holandês. Também tenho livros selecionados para compor o acervo de escolas da rede municipal de cidades como São Paulo, Belo Horizonte, João Pessoa e Fortaleza. Diversos deles também são adotados por escolas da rede privada de todo Brasil, em cidades de todas as regiões do país.
A cada novo livro, aprendo um pouco mais sobre muitos assuntos – filosofia, violinos, latim, máquinas voadoras, museus brasileiros, contos de fadas, brinquedos, relacionamentos humanos, cidades, fatos históricos, política e até mesmo dragões. Cada um deles representa o desafio de conquistar novos conhecimentos, mas também o prazer de abrir novas portas, ir a lugares diferentes e criar elos com leitores de diversas idades.
- +Artigo Revista Panorama Editorial
“Quantos de vocês conseguiram realizar um sonho de infância?”
Segunda-feira, 28 de agosto de 2006. Em um auditório lotado, com um dos troféus para textos inéditos mais cobiçados do mundo das letras nas mãos, tomada pela surpresa, minhas palavras de agradecimento soaram não como um desafio, como poderia parecer à primeira vista, mas, sim, como uma certeza. Eu havia acabado de conseguir algo que é muito mais difícil do que parece.
Apesar de sempre ter sido fascinada pela leitura, ao ponto de aparecer em diversas fotografias do tempo de criança agarrada a livros ou revistas em quadrinhos, não aprendi a ler antes da hora. Não deduzi sozinha, de forma prodigiosa, como as letras se juntam para formar as palavras. No entanto, muito antes de pegar em um lápis para rabiscar meus primeiros as e colocar os primeiros pingos nos meus is, eu já havia traçado meu caminho de escritora. Só nunca imaginei que aquilo que costuma ficar, cada vez mais, apenas na memória dos desejos não realizados, pudesse se materializar.
Ainda bem pequena, eu já dizia a uma tia, autora de livros infantis que, quando eu crescesse, queria escrever livros como ela. Vieram as reinações, as viagens ao céu, voltas e mais voltas ao mundo em muito mais do que oitenta dias. Passei férias com as meninas exemplares, tive aulas de horizontologia com uma fada iluminada, aprendi que a lua é flicts e, por fim, guardei em uma bolsa amarela uma das minhas maiores vontades: escrever livros como a minha tia e todos os outros escritores que habitavam minha prateleira. Na verdade, acho que a enorme vontade de ser escritora só coube na minha bolsa amarela porque com o tempo foi murchando e ficando meio esquecida, meio escondida. Afinal, ninguém me explicou como é que se fazia para virar escritora. Para ser sincera, eu também não me lembro de ter perguntado.
Algumas histórias rabiscadas em cadernos, um trabalho com crianças, uma vontade nunca totalmente adormecida de contar histórias, mesmo que para mim mesma, a coragem de começar a inscrever textos em concursos literários e de ouvir as negativas de praxe das editoras, foram me levando de volta ao caminho traçado, mas nunca trilhado, pela menina que queria ser escritora. Trinta anos depois de começar a me encantar com meus primeiros contos de fadas, de freqüentar um certo sítio, repleto de jabuticabeiras, e escrever minhas primeiras histórias, eu me vi, então, em um auditório lotado, sentindo, pela primeira vez, que eu não havia me perdido pelo caminho, mesmo sem nunca ter possuído um mapa que me levasse até ali. Tão segura me senti, naquele momento, das escolhas que fiz para minha vida que, no lugar de um discurso convencional, fiz apenas uma pergunta:
“Quantos de vocês conseguiram realizar um sonho de infância?”
E, diante do silêncio da platéia, eu mesma, orgulhosa, respondi:
“Eu consegui”.
Àquela altura, eu já tinha alguns livros publicados de forma tradicional – desde o primeiro deles, estava decidida a não tomar atalhos, financiando edições particulares. Quis trilhar o caminho mais árduo que pode trilhar um autor, mesmo me arriscando aos arranhões e fadiga inerentes a esse tipo de jornada. Ver um livro publicado, portanto, já não era mais novidade, quando recebi meu prêmio. Mas ver meu trabalho reconhecido e acolhido pelo meio que sempre me fascinou, sim. E, apesar do prêmio ser um reconhecimento da habilidade da minha escrita e da inventividade e da bem-vinda falta de limites da minha imaginação, naquele momento mágico, com o troféu nas mãos, foi como se todas as leituras de uma vida inteira estivessem ali; não é à toa, certamente, que ele é representado por um leitor, uma criança, eternizada em bronze, lendo, em cima de um cubo transparente, onde todos os sonhos do mundo são visíveis. E, em algum lugar além do arco-íris, também possíveis.
- +Artigo Revista Ideia
Um convite à vida
Meu quadro preferido está no Museu do Prado, em Madri. As Meninas, de Velásquez é, para mim, uma das pinturas mais originais e significativas da história da arte. Sim, existem várias pinturas que rivalizam, ou chegam mesmo a sobrepujar o mestre espanhol em importância no que se refere à técnica ou mesmo ao rompimento com os padrões estéticos então vigentes. Mas a multiplicidade de leituras oferecida neste quadro coloca o mestre espanhol ao lado dos gênios, fazendo-o ultrapassar a linha tênue que separam estes dos apenas grandes pintores.
As Meninas, pintado em 1656, é um dos mais fantásticos retratos já feitos. Para começar, o objeto principal, a Infanta Margarida, ocupa apenas uma pequena parte da cena, cercada de figuras secundárias. Ao seu lado, temos o próprio pintor que, em um ousado auto-retrato, encara o espectador. A tela que o Velásquez auto-retratado está pintando encontra-se totalmente virada para ele. Seu olhar está voltado para nós e, em um átimo, temos a sensação de estarmos sendo retratados pelo artista. Mas o que estaria pintando, afinal de contas, o pintor do quadro, se ele não está a olhar para o verdadeiro objeto da pintura, a Infanta Margarida? A resposta vem lá do fundo, refletida no que seria um pequeno espelho: Velásquez estaria pintando os reis de Espanha, que não aparecem na pintura, a não ser como uma distante miniatura enevoada. Eles estariam posando, na verdade, onde nós, que olhamos o quadro, estamos. De onde se conclui que o objeto principal da pintura é a princesinha – só que o pintor do quadro estaria pintando seus soberanos e, nas entrelinhas, também aqueles que admiram sua obra.
Michel Foucault, em seu As Palavras e as Coisas, já falou mais e melhor sobre o magnífico jogo de espelhos que é As Meninas. Pablo Picasso já revirou o quadro pelo avesso, em uma série de releituras de tirar o fôlego. Mas o que importa aqui é, simplesmente, o jogo que Velásquez nos propõe. O mestre nos convida a participar do quadro; seja na pele dos reis de Espanha, seja em nossa própria pele, a de leitores. Leitores de imagens, leitores de mundo. Assim é uma boa obra; aquela que marca não apenas a história da arte, mas também a história do indivíduo – aquela que, afinal, nos convida a participar, não apenas dela, mas também da própria vida, através das nossas interpretações de mundo e de atos e decisões nascidos dos conceitos apreendidos, em geral de forma gradativa e inconsciente, de suas leituras.
Como fazer, no entanto, um leitor participar de uma obra e, por extensão, da vida? Como fazê-lo acreditar que vale a pena aceitar o convite? Mais ainda: como fazê-lo acreditar que aceitá-lo é primordial para fazer valer a sua condição humana, naquilo que ela tem de mais específico – o domínio e a disseminação do saber através da criatividade, da comunicação, da leitura e da escrita e seu uso como um objeto de transformação pessoal e social?
A chave para responder a estas aparentemente complexas questões pode estar, com toda simplicidade, no prazer que a leitura proporciona. Não se tome aqui, por prazer, apenas temas amenos e ligeiros – a satisfação do leitor começa muito antes, como no caso da literatura, do livro ser aberto. Nasce com o costume ancestral de contar e ouvir histórias, e se estende para pontos aparentemente secundários como a capa e a diagramação. O homem é, por excelência, um animal leitor. Ler textos, imagens e o mundo que nos cerca é algo que colore nossa existência, transcendendo a nossa luta diária pela sobrevivência para nos fazer maiores e mais fortes, aptos a usufruir dos encantos e enfrentar os desencantos do dia-a-dia. Ao nascer, somos introduzidos, aos poucos, ao mundo que nos cerca – e a nossa capacidade de desdobrá-lo em interpretações múltiplas, cada vez mais ricas e complexas, dependerá da nossa crescente formação de leitores. Por isso, despertar o prazer da leitura, ainda na mais tenra infância, é fundamental.
Pessoalmente, nunca recusei leituras, já que sempre tive a liberdade de terminá-las ou então abandoná-las antes da página vinte. Quadrinhos, clássicos da literatura infanto-juvenil, revistas de notícias semanais, romances de jornaleiro, tudo isso fazia parte da minha vida de leitora quando criança. O único senão em meu livre arbítrio eram as leituras obrigatórias da escola. Repito: obrigatórias. É neste ponto, o da obrigatoriedade, que muitos leitores são apresentados aos livros como fonte de inesgotável prazer; mas também é neste ponto que muitos recusam, definitivamente, o convite para embarcar no mundo mágico da leitura.
Se o leitor tem a sorte de encontrar, no início de sua caminhada, professores ou coordenadores que adotem e saibam trabalhar com obras poéticas, instigantes e, acima de tudo, prazerosas, ele tem tudo para ser não apenas um leitor feliz, mas também apto para compreender e enfrentar o mundo em que vive. No entanto, o trabalho de aproximar livros e leitores não pode se esgotar na infância – é tarefa para toda vida. Quem não se recorda, talvez até mesmo em meio a calafrios, da leitura dos clássicos da literatura na adolescência? Neste caso, a obrigatoriedade pode tornar-se um pesadelo. O que ajudaria a construir um leitor, então? A liberdade de escolha ou a obrigatoriedade da leitura?
A resposta é ambos. A liberdade de escolha, aliada à orientação, sempre que necessária, mais a eventual obrigatoriedade, podem produzir excelentes resultados. A responsabilidade repousa, pois, nas figuras-chave que orientam a escolha da leitura ou que fazem dela trabalho obrigatório, como os pais e professores. Mas para que esses agentes da leitura se aproximem o máximo possível do êxito, facilita muito que sejam amantes da mesma. Afinal, formar leitores sem ser leitor é uma façanha. Exige demonstrar uma paixão que não se sente e um fascínio e respeito pelo livro que, no caso, não existe.
É preciso ter em mente que observar o prazer proporcionado aos pais pela leitura basta, muitas vezes, para iniciar a formação de um leitor. O brilho nos olhos, a respiração suspensa, o dedo na expectativa da virada da página… Tudo isso desperta um enorme encantamento na criança, além da ânsia de penetrar naquele mundo misterioso, repleto de prazer. O mesmo vale em sala de aula. Quantas vezes, mesmo sem sermos afeitos a determinadas matérias, não vemos, através da paixão demonstrada por determinado professor, ateado o fogo de nossas próprias e ainda indefinidas paixões?
Agentes da leitura como pais e professores são marcantes na vida de um leitor – e quando, por alguma triste razão de cunho social ou econômico, suas atuações não se completam, é preciso que uma parte se desdobre para cobrir a outra. Na maioria destes casos, esta tarefa recairá sobre o professor. Caberá a ele convidar o aluno a participar do mundo da leitura. Daí a importância da paixão estar sempre presente, bem como a multiplicidade de leituras: histórias de detetive, de terror, de aventura, de amor, poesias, mitos, lendas e o cotidiano daqui e do mundo todo devem estar sempre ao alcance da mão e, principalmente, do coração. A indicação do professor torna-se mais valiosa na medida em que ele também acolhe, com respeito, as escolhas de seus alunos, pois cada narrativa atingirá um leitor de modo único e especial.
Enfim, o convite para embarcar no mundo da leitura será aceito pelas mais diversas e insondáveis razões. E não se espantem os pais e mestres se, mesmo depois do convite aceito, a leitura for abandonada pela metade. Também está entre os direitos do leitor não ler, ou ler até o ponto que desejar. O importante é que os convites sejam, cada vez mais, abundantes e atraentes. Em alguma hora, o leitor ficará até o fim da festa. E ficará de novo, e mais uma vez, até que ler seja, para ele, uma tarefa tão essencial quanto respirar, e que as idéias dali surgidas façam da sua participação na vida algo especial, memorável; uma obra única, inimitável, um genial jogo de espelhos e leituras.
- +Livros - Listagem completa
Coelhos na Cartola
Franco Editora (2003)
Relançado com mesmo título em nova edição (texto e ilustrações) em 2016Paloma
Franco Editora (2005)
2ª edição (2008)As Três Fadas e Cinderela
Franco Editora (2005)
Fora de catálogo
Relançado como Encantos e Encrencas com a Cinderela (Editora Gryphus)O Mistério da Conspiração Esquecida
Franco Editora (2006)
Finalista Concurso João-de-Barro (Prefeitura de Belo Horizonte) 2001
2ª edição (2007)
3ª edição (2010)
3ª edição-1ªreimpressão (2014)
Fora de Catálogo
Relançado como Nos Olhos de quem vê (Saberes e Letras)O Pião do João
Franco Editora (2006)
2ª edição (2009)O Livro do Amor de Júlia e Tomás
Editora Salesiana (2007)
2ª edição (2009)
Esgotado – relançado pela Editora Dimensão em 2014O Enigma do Museu Mariano Procópio
Funalfa e Franco Editora (2007)
2ª edição – Franco Editora (2008)
3ª edição (2012)
Programa Minha biblioteca 2018 – Secretaria Municipal de Educação – SP
Aprovado Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – 2022Era mais uma vez outra vez
Edições SM (2007)
Altamente Recomendável FNLIJ
Catálogo da Feira de Bolonha 2008
1ª edição (2007) – 14 reimpressões (até 2014)
2ª edição (2015) – 15 reimpressões (até 2023)O Segredo da Sala da Rosa
Franco Editora (2007)
2ª edição (2013)A Boneca da Teca
Franco Editora (2008)
2ª reimpressão (2010)Uma aventura no Museu Histórico Nacional
Franco Editora (2008)
2ª edição (2013)
3ª edição (2017)
Aprovado Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – 2022A Fonte dos Desejos
Editora Salesiana (2009)
Fora de CatálogoO Mistério dos Sete de Ouros
Franco Editora (2009)
Fora de catálogoO Segredo do Catetinho
Franco Editora (2010)Era uma vez no Brasil holandês
Editora Salesiana (2010)
EsgotadoEncantos e Encrencas com a Branca de Neve
Editora Gryphus (2011)
Catálogo da Feira de Bolonha 2012O Senhor dos Dragões
Franco Editora (2011)
2ª reimpressão (2014)
4ª reimpressão (2020)
Programa Minha biblioteca 2018 – Secretaria Municipal de Educação – SPEncantos e Encrencas com a Cinderela
Editora Gryphus (2012)
Programa Minha biblioteca 2019 – Secretaria Municipal de Educação – SPUma luz na escuridão
Mundo Mirim (2012)
Fora de catálogoA Família Gênio e a Máquina Voadora
Franco Editora (2012)O desafio do Museu da Língua Portuguesa
Franco Editora (2014)
Aprovado Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (PB) – 2022
Aprovado Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro – 2022O Livro do Amor de Júlia e Tomás
Editora Dimensão (2014)
PNLD 2024A Liga dos Dragões Extraordinários
Editora Dimensão (2017)
2ª reimpressão (2019)
Kit Literário 2018 – Prefeitura de Belo Horizonte
PNLD 2018
Programa Minha Biblioteca – Prefeitura Municipal de São Paulo (SP) – 2021Clara Jones e a Pérola Perdida
Edebê (2019)
1ª reimpressão (2020)
2ª reimpressão (2022)
Finalista Prêmio Barco a Vapor 2017
Programa Minha biblioteca 2021 – Secretaria Municipal de Educação – SPMeu Brasil Brasileiro – Juiz de Fora
Franco Editora (2020)Pedro e o Portal
Escarlate (2021)
(Grupo Companhia das Letras)
2ª reimpressão (2023)
PNLD 2024A Guarda Secreta do Imperador
Edebê (2021)Nos olhos de quem vê
Saberes e Letras (2022)Era uma vez no Brasil holandês
Universo da Literatura (2024)
(Grupo Universo dos Livros)
PNLD 2024