Editora Gryphus (2011)
Ilustrações de Sandra Ronca
56p. – 1 cor – 11 x 17,5cm
- Seleção FNLIJ Catálogo da Feira de Bolonha 2012
O que aconteceria se houvesse uma fada na história da Branca de Neve? Essa é a lição de casa que Clara, Bela e Alegra, três fadas muito espertas, mas também muito atrapalhadas, recebem na Escola da Magia. E para realizar essa tarefa, elas aprontarão todas com a princesa da maçã envenenada!
- +Texto original do Catálogo de Bolonha
Encantos & encrencas com a Branca de Neve
Glaucia Lewicki
Illustrations by Sandra Ronca
Gryphus. 51p. ISBN 9788560610587Encouraged by their history teacher, three little fairies reflect upon how the tale Snow White and the Seven Dwarfs would be if there were a fairy in it, and, as they reflect, they take to action, transforming the traditional narrative into a cumbersome and goodhumored adventure. In this re-telling of the original tale, in accessible language and through dialogs that engage the reader, among other aspects Lewicki proposes and practices modes of renovating stories that value imagination, freedom of expression, entertainment and creativity to captivate the children. Sandra Ronca’s illustrations remarkably value the book and decisively contribute to an interaction between reader and text. (AM)
Encorajadas por seu professor de História, três pequenas fadas refletem sobre como seria o conto Branca de Neve e os Sete Anões se houvesse uma fada nele. Enquanto imaginam, elas partem para a ação, transformando a narrativa tradicional em uma complexa e bem-humorada aventura. Neste recontar do conto original, em uma linguagem acessível e através de diálogos que engajam o leitor, entre outros aspectos Lewicki propõe e pratica modos de renovar histórias que valorizam a imaginação, a liberdade de expressão, entretenimento e criatividade para cativar as crianças. As ilustrações de Sandra Ronca valorizam notavelmente o livro e contribuem decisivamente para uma interação entre o leitor e o texto.
- +O blog literário Caçadora de Livros - Os dez melhores de 2011
O blog literário Caçadora de Livros – http://www.caçadoradelivros.com/ – listou Encantos e Encrencas com a Branca de Neve como um dos 10 melhores lançamentos de 2011! Segue abaixo o link do vídeo:
- +Resenha - Blog Gato de Sofá
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Os encantos e as encrencas de uma princesa unissex
Luciana Conti
A vida anda corrida e cheia de novidades tanto em casa, como na rua – com empregada e trabalho novos, o que me têm me exigido muito jogo de cintura para dar conta de tudo. O dia começa cedo, por volta de 6h30, com o despertador me tirando da cama, e se faz cumprir com soluções nem sempre desejadas, como ficar sem almoço, faltar a hidroginástica ou deixar para lá coisas de que gosto, como ler e escrever. Ao fim, por volta das 22h, ele termina na cabeceira da cama dos meninos, onde leio diariamente histórias por eles ou por mim escolhidas. Confesso que nem sempre faço isso porque quero. Já pensei muitas vezes em deixá-los dormir sozinhos, mas, como filho não desiste da gente, sento-me à cabeceira da cama e começo a contar histórias. As vezes, faço isso sem prazer, mas quase sempre a magia das narrativas me leva para um mundo em que eles, só eles, podem me guiar. Um mundo de delicadeza, de humor, de imaginação, de amor e de crença na vida e em suas possibilidades. São livros como Encantos e encrencas com a Branca de Neve, de Glaucia Lewicki, editado pela Gryphus e ilustrado por Sandra Ronca, que me fazem ter a certeza de que, mesmo cansada, doida para dar fim ao dia, vale a pena contar, contar e contar histórias para meus filhos. Nesta, três fadinhas são desafiadas por seu professor de magia a dizer o que aconteceria com a Branca de Neve se uma das personagens do conto clássico fosse uma fada. Clara, Alegra e Bela são cheias de ideias, como qualquer criança, e dotadas de poderes maravilhosos, que as levam para o bosque dos Sete Anões onde vão interferir na história da princesa de pele branca como a neve. A narrativa de Glaucia garante mais do que originalidade em seu reconto de um conto clássico, garante a possibilidade de a criança sentir-se protagonista de uma história em que nada está previamente arrumado. Uma história em que surpresas aguardam os leitores, acostumados com a previsibilidade dos contos clássicos. Por outro lado, as soluções dadas pelas fadinhas continuam no universo do maravilhoso e, assim, diferenciam-se de muitos recontos contemporâneos que pretendem desconstruir o original. A Branca de Neve de Glaucia Lewicki continua sendo uma princesa em busca de um bom príncipe, mesmo que este príncipe seja um sapo. O humor e a imaginação da narrativa garantiram que o Antônio se mantivesse atento à história, esperando para saber que fim as fadas iriam dar à princesa. Uma princesa, é bom dizer, unissex. Glaucia se mantém fiel ao universo maravilhoso dos contos clássicos e, assim, foge da tentação do mercado de transformar sua Branca de Neve em protagonista dos sonhos românticos das meninas. Afinal, a imaginação não tem sexo e tão pouca idade.